Disfunções e patologias
Este transtorno infantil ocorre quando a criança apresenta dificuldades incomuns para alcançar os marcos de desenvolvimento esperados. Por exemplo, não conseguir sustentar a cabeça após três meses, sentar-se sozinha aos seis meses ou formar frases aos dois anos.
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e podem acontecer em qualquer idade e em outras habilidades cognitivas.
Discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Características comuns incluem prejuízos no senso numérico, na memorização de fatos aritméticos, na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.
A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação das regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva mais acentuada para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, podendo gerar alterações posturais que, dependendo da gravidade, levam a complicações mais severas.
É um padrão de marcha em que a criança anda na ponta dos pés, sem contato entre os calcanhares e o solo. Andar na ponta dos pés é relativamente comum em crianças que estão aprendendo a caminhar. Após os 2 anos de idade, no entanto, a maioria das crianças supera essa fase e começa a andar com um padrão normal de marcha, apoiando os calcanhares no solo. Se não houver esta superação, e o quadro persistir após os 2 anos, é importante buscar orientação profissional.
A mielomeningocele é a forma mais grave de espinha bífida, uma malformação da coluna vertebral e/ou da medula espinhal. Este defeito no fechamento do tubo neural acontece nos estágios iniciais da gestação, geralmente até a 4ª semana de gravidez. Como a coluna não se forma adequadamente, medula, meninges e raízes nervosas se projetam para fora, formando uma protuberância nas costas do bebê, que geralmente apresenta fraqueza e perda de sensibilidade abaixo do nível acometido.
A paralisia cerebral se refere a um grupo de doenças que engloba dificuldade de movimentação e rigidez muscular (espasticidade). Resulta de má-formações cerebrais que ocorrem antes do nascimento, durante a época em que o cérebro está se desenvolvendo ou de danos cerebrais que ocorrem antes, durante ou logo após o nascimento.
Pé torto congênito (PTC) é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé do bebê, que acontece ainda na gestação, fazendo com que ele nasça com uma deformidade em um ou nos dois pés.
É considerado prematuro o bebê que nasce com menos de 37 semanas. Segundo a OMS, entre a 34ª e 36ª semana e seis dias, o bebê é considerado como prematuro tardio, e entre 32 e 33 e seis dias, como moderado. Muito prematuros são os bebês que nascem entre 28 e 31 semanas e seis dias; e prematuros extremos aqueles nascidos abaixo de 28 semanas.
A síndrome de Angelman é uma doença genética e neurológica que se caracteriza por atraso intelectual, ausência de fala, riso excessivo, convulsões e movimentos desconexos.
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), as pessoas com T21 possuem três. É essencial que bebês e crianças com SD façam, desde cedo, exames específicos para diagnosticar, o quanto antes, quaisquer anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas, visuais e ortopédicas. Muitas vezes, o tratamento precoce pode até impedir que essas comorbidades cheguem a afetar a saúde do indivíduo.
Nesta alteração, a criança mantém a cabeça inclinada para um lado e tem dificuldade de virá-la para o lado oposto. Geralmente é descoberta entre 6 e 8 semanas de vida.
O TDAH é uma disfunção neurocomportamental que se caracteriza principalmente por desatenção, inquietude e impulsividade. Costuma surgir na infância e pode persistir na fase adulta, afetando a vida social, profissional e o processo de aprendizagem. Frequentemente, o paciente pode apresentar outras questões emocionais, como ansiedade, depressão e estresse.
O TEA é um transtorno neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Pode apresentar déficit de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, dificuldade de socialização e comportamento limitado e repetitivo. Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade.
Esta é uma condição que afeta o progresso global da criança nas principais áreas de desenvolvimento como fala, socialização e comportamento. Geralmente é identificado antes dos três anos de idade e pode persistir até a idade adulta.
O TCE abrange as partes moles (pele, subcutâneo, músculos), ossos cranianos e o conteúdo do crânio, incluindo o cérebro. Os traumas podem ser leves como resultantes de uma sutil pancada sem consequências, até traumas graves.